A Educação Inclusiva como direito de todos ainda está sendo construída e reconhecida com o seu real sentido. Não só pelas Leis do Brasil, mas pelo que se têm ouvido falar e se feito entender sobre o quanto essa sociedade capitalista e individualista tem tirado o direito das pessoas portadoras de deficiências e do quanto estes portadores são capacitados para se superar vencer as limitações e demonstrar que, mesmo dentro de seus limites e deficiências, são capazes.
quinta-feira, 16 de maio de 2013
Exemplo de interesse por ressocialização... Material para deficientes visuais são produzidos por presidiários.
Produção de material didático em braile será ampliado
O Sistema Penitenciário vai aumentar a produção de material didático para crianças com deficiência total ou parcial da visão, alunas de escolas públicas do Paraná. Livros pedagógicos em braile e gravados em CD de áudio serão produzidos por presos de três penitenciárias. O acordo entre as secretarias da Justiça e da Educação deve ser oficializado neste semestre, incluindo ainda, a proposta de produção de brinquedos pedagógicos para crianças com necessidades especiais da rede pública de ensino, por internos de unidades equipadas com oficinas de marcenaria.
Por enquanto o material para deficientes visuais são produzidos apenas pela Penitenciária Estadual de Maringá (PEM). A unidade tem, instalado em suas dependências, canteiro de trabalho com 12 presos desde o início de 2004. Lá os internos confeccionam o material para 328 deficientes visuais de Maringá e região. “Esse é o modelo de inclusão social do preso, que cumpre sua pena e atende também, a uma parte excluída da sociedade”, observou o secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello.
De acordo com o diretor da PEM, Antônio Tadeu Rodrigues, o projeto, associado ao Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), da Secretaria de Educação, obedece às etapas de digitação, confecção de matrizes em relevo e gravação dos livros falados. “A dedicação dos presos que participam desse trabalho é excepcional”, comentou Rodrigues, completando que, além da ressocialização do presidiário, essa atividade reduz a pena em um dia, a cada três trabalhados.
O secretário da Educação, Maurício Requião doou uma impressora de braile à PEM, revitalizando a produção do material. Outras duas máquinas semelhantes devem ser doadas a unidades penais de Cascavel e de Curitiba, nos próximos meses. Segundo Rodrigues, todos os livros seguem um padrão de qualidade. “Livros de geografia, biologia, entre outros, são feitos em relevo, para que os cegos ter a percepção de mapas, corpo humano e outras gravuras”, explicou o diretor da PEM.
Depoimento – Condenado a 13 anos por homicídio, J.D.M., 26 anos, diz ter aprendido um alfabeto diferente, ao começar a confeccionar o material em braile. “No início achei meio complicado, mas, agora, saber que estou ajudando alguém que não pode enxergar, sinto que o que faço é importante”, declarou. E.F.Z., de 29 anos, que responde por latrocínio (roubo com morte), disse que “mesmo estando atrás de tão grandes muralhas, podemos ajudar pessoas com deficiência visual, pessoas estas que dependem da nossa responsabilidade. Manifesto meu mais profundo agradecimento por essa oportunidade”, finalizou o preso.
http://www.guiasjp.com/opcoes.php?option=5&id_noticia=10801&id_canal=0
FANTOCHES INCLUSÃO SOCIAL
FANTOCHES INCLUSÃO SOCIAL
Fantoches
Inclusão Social ensina as crianças a respeitar e valorizar o outro
em sua individualidade, criando cidadões capazes de efetuar a verdadeira
Inclusão social. Conheça essa idéia...Neste link você encontrará muitos fantoches para se trabalhar inclusão...
http://todaoferta.uol.com.br/comprar/fantoches-inclusao-social-abracadabra-fantoches-5LOZP7I2AY#rmcl
Para professores infantis... "INCLUSÃO NO CORAÇÃO"
Editora Artpensamento: LANÇAMENTO "INCLUSÃO NO CORAÇÃO": O mais novo lançamento de livro infantil "INCLUSÃO NO CORAÇÃO - A FÁBULA DO GRILINHO E DO VAGA-LUME"...
SINOPSE: Qual é o olhar dirigido ao próximo,quando este nos parece diferente? Qual é o valor do diferente em nossa vida? Nesta fábula o grilinho e o vaga-lume possuem dificuldades bem distintas, mas suas virtudes os unem pelos laços da amizade, do amor e da caridade. Percebendo o valor do diferente em suas vidas, eles nos ensinam que a verdadeira inclusão é no coração.
OBJETIVOS DO LIVRO:
- compreender o que é inclusão;
- perceber os valores morais como a compaixão, o amor ao próximo, a indulgência e a compreensão e o respeito pelo diferente;
- identificar a importância do diferente em nossa vida;
- estimular a amizade e o companheirismo;
- promover a solidariedade e a cidadania no cotidiano.
Postado por Editora Artpensamento
SINOPSE: Qual é o olhar dirigido ao próximo,quando este nos parece diferente? Qual é o valor do diferente em nossa vida? Nesta fábula o grilinho e o vaga-lume possuem dificuldades bem distintas, mas suas virtudes os unem pelos laços da amizade, do amor e da caridade. Percebendo o valor do diferente em suas vidas, eles nos ensinam que a verdadeira inclusão é no coração.
OBJETIVOS DO LIVRO:
- compreender o que é inclusão;
- perceber os valores morais como a compaixão, o amor ao próximo, a indulgência e a compreensão e o respeito pelo diferente;
- identificar a importância do diferente em nossa vida;
- estimular a amizade e o companheirismo;
- promover a solidariedade e a cidadania no cotidiano.
Postado por Editora Artpensamento
Video: Como é bom ser diferente - Clipe infantil
Educação musical divertida é o que propõe o Tio Marcelo.
Músicas,
clipes, quadrinhos e muito mais para tornar o aprendizado musical mais
prazeroso!
sábado, 15 de outubro de 2011
domingo, 11 de setembro de 2011
Inclusão e Cidadania - Viagem histórica
Uma viagem histórica sobre a construção do ideal de inclusão e cidadania das pessoas com deficiência.
Assinar:
Postagens (Atom)