Inclusão: conviver com a diferença forma crianças mais empáticas

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quinta-feira, 16 de maio de 2013

Refletindo sobre AUTISMO!

  
         Em 1943, Leo Kanner chamou a atenção pela primeira vez para um grupo de crianças que apresentava isolamento social, alterações da fala e necessidade extrema de manutenção da rotina.
A este conjunto de sintomas Kanner denominou autismo.

 
         Desordem global do desenvolvimento infantil que se prolonga por toda a vida e evolui com a idade. É uma alteração que afeta a capacidade da pessoa de se comunicar, desenvolver relações sociais normais, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente. O comportamento demonstra compulsividade e ritualismo.

        Os sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três
anos de idade.

         As causas são desconhecidas, mas podem estar associadas a fatores genéticos e problemas pré e pós-partos. Geralmente são crianças que demonstram aspectos saudáveis.
         A desordem é mais comum em meninos do que em meninas... A proporção é de 5 por 1.
        A criança parece fascinada por objetos giratórios. Pode ser indiferente as palavras e a qualquer som emitido pelas pessoas. Porém, pode dar atenção ao ruído de uma porta ou ao ruído de um avião.

      Uma criança autista prefere estar só, não forma relações pessoais íntimas, não gosta de ser tocada, evita o contato de olho, é excessivamente presa a objetos familiares, resiste a mudanças e repete continuamente atos e rituais.
     O autismo impede que diferentes partes do cérebro trabalhem juntas, o que afeta a percepção sensorial, os movimentos e a memória.
      O processo básicop deste sintoma é a perda do contato emocional e interpessoal. Problemas de sociabilidade, isolamento intenso e agressividade.


Video: Entendendo o Autismo...


Autismo em Bebês...