Em 1943, Leo Kanner chamou a atenção pela primeira vez para um grupo de crianças que apresentava isolamento social, alterações da fala e necessidade extrema de manutenção da rotina.
A este conjunto de sintomas Kanner denominou autismo.
Desordem global do desenvolvimento infantil que se prolonga por toda a vida e evolui com a idade. É uma alteração que afeta a capacidade da pessoa de se comunicar, desenvolver relações sociais normais, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente. O comportamento demonstra compulsividade e ritualismo.
Os sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três
anos de idade.
As causas são desconhecidas, mas podem estar associadas a fatores genéticos e problemas pré e pós-partos. Geralmente são crianças que demonstram aspectos saudáveis.
A desordem é mais comum em meninos do que em meninas... A proporção é de 5 por 1.

Uma criança autista prefere estar só, não forma relações pessoais íntimas, não gosta de ser tocada, evita o contato de olho, é excessivamente presa a objetos familiares, resiste a mudanças e repete continuamente atos e rituais.
O autismo impede que diferentes partes do cérebro trabalhem juntas, o que afeta a percepção sensorial, os movimentos e a memória.
O processo básicop deste sintoma é a perda do contato emocional e interpessoal. Problemas de sociabilidade, isolamento intenso e agressividade.
Video: Entendendo o Autismo...
Autismo em Bebês...