Inclusão: conviver com a diferença forma crianças mais empáticas

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segunda-feira, 8 de julho de 2013

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

           
Educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular. O atendimento educacional especializado disponibiliza programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagem e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnológicas assistida, dentre outros.


                   Ao longo de todo processo de escolarização, esse atendimento deve estar articulado com a proposta pedagógica de ensino comum. Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base de sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. Essa formação possibilita a sua atuação no atendimento educacional especializado e deve aprofundar o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular, nas salas de recursos, nos centros de atendimento educacional especializado, nos núcleos de acessibilidade das instituições de educação superior, nas classes hospitalares e nos ambientes domiciliares, para a oferta dos serviços e recursos de educação especial.

                  A formação de professores que atuam diretamente na inclusão escolar, sempre se constituiu numa grande problemática com relação ao atendimento do aluno com necessidades especiais. Tudo é muito novo, desafiador e ate mesmo um sonho. Pois, nem sempre este sonho é real. E isto, infelizmente ainda é uma barreira para que a inclusão se efetive, com alicerce suficiente para se sustentar.

               Para atender às demandas dos alunos, cada professor deveria estar apto a elaborar, incrementar e programar situações de ensino que favorecessem a construção dos conceitos mais primários aos mais complexos. É importante que o professor organize seu planejamento de maneira que não passem despercebidos, pelas situações de ensino, conceitos que podem parecer “simples”, mas que na verdade são pré-requisitos para o que se pensa ser o “mais importante”.