Inclusão: conviver com a diferença forma crianças mais empáticas

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quarta-feira, 10 de julho de 2013

MATERIAL DIDÁTICO - MASSINHA DE MODELAR COMESTÍVEL!!

 Atividades para maternal
Gente!!!

       Encontrei essas dicas muito legais no endereço da figurinha acima,  http://atividadesparamaternal.blogspot.com.br 
 e acho que nossa amiga administradora de lá, não se importará, de eu colocá-las aqui para também ser utilizadas por nossas crianças...

  Pra você que trabalha com crianças pequenas esta ideia é demais, mas lógico que todas as crianças vão adorar.

Vamos aprender a fazer massinha de modelar comestível!!!

É... eu sei que quando a turma parar de brincar não vai ter massinha para o dia seguinte...rs... Esta delícia de receita além de servir para se divertir, ainda dá pra fazer docinhos super coloridos e saborosos para festas!

Tome nota!
Vamos precisar de 01 caixa de leite condensado, 125 gramas chocolate branco ao leite e uma gelatina de sabor e cor preferida. 

Como que faz? Primeiro coloque o leite condensado em uma panela e despeje o chocolate ralado ou picadinho. Leve ao fogo e misture bem de forma que o leite condensado derreta o chocolate e atinja o ponto de brigadeiro. 
 
Depois é só acrescentar a gelatina e misture bem. Agora é só misturar até o ponto de massinha, lembrando de passar manteiga nas mãos para facilitar a modelagem. 
 
Pronto!!!

Gente fica perfeito!!!


DICA: Use a mesma massa para fazer docinhos. Aproveite e decore com chocolate granulado, confete...


 Beijinhos e até a próxima!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

           
Educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular. O atendimento educacional especializado disponibiliza programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagem e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnológicas assistida, dentre outros.


                   Ao longo de todo processo de escolarização, esse atendimento deve estar articulado com a proposta pedagógica de ensino comum. Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base de sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. Essa formação possibilita a sua atuação no atendimento educacional especializado e deve aprofundar o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular, nas salas de recursos, nos centros de atendimento educacional especializado, nos núcleos de acessibilidade das instituições de educação superior, nas classes hospitalares e nos ambientes domiciliares, para a oferta dos serviços e recursos de educação especial.

                  A formação de professores que atuam diretamente na inclusão escolar, sempre se constituiu numa grande problemática com relação ao atendimento do aluno com necessidades especiais. Tudo é muito novo, desafiador e ate mesmo um sonho. Pois, nem sempre este sonho é real. E isto, infelizmente ainda é uma barreira para que a inclusão se efetive, com alicerce suficiente para se sustentar.

               Para atender às demandas dos alunos, cada professor deveria estar apto a elaborar, incrementar e programar situações de ensino que favorecessem a construção dos conceitos mais primários aos mais complexos. É importante que o professor organize seu planejamento de maneira que não passem despercebidos, pelas situações de ensino, conceitos que podem parecer “simples”, mas que na verdade são pré-requisitos para o que se pensa ser o “mais importante”.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Material distribuído pelo MEC - Para a educação melhorar, todos devem participar...



Quer ter acesso a materiais com muitas informações repassadas pelo Governo Federal acesse o link  n portal do MEC.

Você encontrará entre outros: 

Educação Especial




Marcos Político Legais da Educação Especial -
Arquivo ZIP

 



Coleção "A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar"

Fascículo 1
 

Fascículo 2 

Fascículo 3

Fascículo 4

Fascículo 5
Fascículo 6

Fascículo 7

Fascículo 8

Fascículo 9

Fascículo 10



 









Atendimento Educacional Especializado*
 
AEE - Pessoa com Surdez

AEE - Deficiência Física

AEE - Deficiência Mental

AEE - Deficiência Visual

AEE - Orientações Gerais e Educação a Distância


Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Revista Inclusão Nº 1

Revista Inclusão Nº 2

Revista Inclusão Nº 3

Revista Inclusão Nº 4

Revista Inclusão Nº 5 - txt / PDF

Revista Inclusão Nº 6 - txt / PDF

Revista Inclusão Nº 7

Revista Inclusão Nº 8
 


Ensaios Pedagógicos - Programa Educação Inclusiva (2006)

 

Texto: Traçando os mesmos caminhos para o desenvolvimento de uma educação inclusiva - Anabel Moriña Díez (Dpto. Didática e Organização Educativa - Universidade de Sevilha - Espanha)



Ensaios Pedagógicos - Construindo Escolas Inclusivas*

Experiências Educacionais Inclusivas - Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade

Série Educação Inclusiva - Referências para Construção dos Sistemas Educacionais Inclusivos

Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica*

Documento Subsidiário à Política de Inclusão*

Direito à Educação - Subsídios para a Gestão dos Sistemas Educacionais*

Educar na Diversidade: Material de Formação Docente - 2006*

Saberes e Práticas da Inclusão - Educação Infantil *

Saberes e Práticas da Inclusão - Ensino Fundamental *

Projeto Escola Viva *

Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado para a Deficiência Mental

Brincar para Todos *

Orientação e Mobilidade - Conhecimentos básicos para a inclusão da pessoa com deficiência visual *

A construção do conceito de número e o pré-soroban

Grafia Braille para a Língua Portuguesa

Normas Técnicas para a produção de textos em braille *

Grafia Braille para Informática *

Estenografia Braille para a língua portuguesa

Manual Internacional de Musicografia Braille *

Ensino de Língua Portuguesa para Surdos - Caminhos para a prática pedagógica

Idéias para ensinar português para alunos surdos

O Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa


A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação

Portal de Ajudas Técnicas *

Manual de Acessibilidade

segunda-feira, 20 de maio de 2013

DICAS PARA ESTUDAR LIBRAS

         
        No link abaixo há um espaço muito legal, de uma pessoinha super especial, no qual vcs poderão estar conhecendo mais sobre LIBRAS e ter novas noções...

           Quer aprender LIBRAS, passe por lá...

LIBRAS -Língua Brasileira de Sinais



     Veja que interessante o depoimento de uma pessoa que encontrou vídeos como os que estarão postados abaixo e muito aprendeu, conseguindo comunicar-se e desempenhar um trabalho muito legal.
      PROFESSOR,



 Depoimento: No dia-à-dia, nós pessoas que não somos portadoras de nenhuma deficiência vivemos num mundinho fechado para os problemas dos outros. Principalmente no que se refere as diversas formas de deficiência. 
     Isso me ocorreu numa oportunidade em que fui trabalhar com uma pessoa portadora de deficiência auditiva. Nunca e repito nunca, havia tido contado pessoal direto com uma pessoa com tal deficiência e sempre via as pessoas se comunicarem com deficientes auditivos na rua e eu achava muito legal mais nunca me imaginava no lugar deles, apenas pensava como será q eles se entendem?
    Entrei em desespero...Minha pergunta era: Como vou me portar? 
   Como vou interagir não sabendo libras? Ou sendo desde criança péssimo em mímica?.... E agora?.... 
    Trabalhar sabendo que teria que me comunicar de uma forma ou outra com meu hoje querido amigo. Enfrentei a situação e confesso que com muito medo de decepcionar meu companheiro de trabalho, me mostrando um inútil preconceituoso, coisa que graças a Deus, nunca fui. No começo evitei uma comunicação, baixava os olhos e tal, mais depois de um tempo onde a comunicação se fez necessária eis minha surpresa.... Todo o meu medo de uma comunicação desastrosa e o receio de uma não compreensão do que gesticulava, meu bom amigo se foi por água abaixo. 
    Percebi que quando você quer dizer alguma coisa não precisa de sons ou de palavras, o seu corpo exprime o que você está pensando, ou o que está sentindo, é algo que sinceramente acho mágico...  
     Hoje de todo meu coração agradeço a Deus por ter me dado esta oportunidade, ganhei um grande amigo e o melhor ampliei meus horizontes e vejo as deficiências não como uma limitação mais apenas como uma oportunidade de adaptação, pois o ser humano é e sempre será uma criatura em constante evolução... 

     OLHE ESTE PEQUENO VÍDEO NÃO TE CUSTARA NADA, PELO CONTRARIO TRARÁ UMA VISÃO MUITO LEGAL DO QUE SÃO AS LIBRAS...NUNCA SE SABE QUANDO VC ENFRENTARÁ UMA SITUAÇÃO COMO A MINHA.
    
         Os cursos são uma importante ferramenta para que muitas pessoas aprendam essa forma de comunicação e expressão, podendo atuar como interlocutores no relacionamento social com deficientes auditivos.


Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) parte (1) de 03


Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) parte (2) de 03 

Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) parte (3) de 03

 Gramática De Libras